Como escolher o cilindro hidráulico ideal?

A identificação do cilindro hidráulico mais apropriado deve fazer parte do planejamento de uma máquina. Para isso, não basta entender o trabalho realizado pelo equipamento, mas também considerar uma série de outros aspectos que influenciam o resultado.

Neste post, relacionamos os pontos que você precisa avaliar para fazer a escolha correta. Acompanhe!

Massa

O primeiro passo para escolher o cilindro hidráulico ideal é definir a massa que você pretende mover. A partir dessa informação, é possível identificar a força necessária para promover a movimentação esperada.

Direção 

Após a identificação da massa a ser movida, é preciso entender a direção que envolve o movimento.

Em uma prensa hidráulica, por exemplo, que geralmente se move para cima e para baixo, o cálculo é bem simples.

No entanto, se o centro da carga não está alinhado com o centro da força de elevação, você precisará de algumas adaptações.

Diâmetro da camisa

Ao identificar a força necessária para o seu cilindro, o próximo passo é identificar o diâmetro da camisa dessa peça.

A força produzida pelo cilindro, na verdade, é a pressão do sistema multiplicada pela área da superfície interna do pistão sobre a qual ela atua.

Com base nessa fórmula, é possível calcular o diâmetro ideal da camisa para alcançar a força necessária.

Comprimento da haste

Depois que o diâmetro mínimo do cilindro foi detectado, é preciso identificar o comprimento ideal da haste. A maioria dos cilindros padrão vem com uma ou duas opções.

Essa escolha depende da distância necessária para afetar a resistência de flambagem à haste.

Se o comprimento calculado exceder o maior tamanho disponível, é importante rever os parâmetros do projeto. Em alguns casos, torna-se necessário solicitar um cilindro sob medida.

Cargas de rolamento

As cargas de rolamento também são um ponto bem importante na hora de escolher o cilindro hidráulico mais adequado. À medida que o comprimento do curso de um cilindro aumenta, as cargas de rolamento resultantes na haste do pistão também devem ser maiores.

Para evitar que as cargas de rolamento excedam as limitações do projeto, normalmente são usados tubos de parada. De maneira geral, podemos afirmar que os tubos de parada são necessários para aplicações superiores a 1 metro.

Amortecedores

Um último ponto para definir os cilindros hidráulicos ideais é identificar se serão necessários amortecedores internos.

O uso desses amortecedores é recomendado para reduzir a energia de impacto do conjunto do pistão contra a tampa da extremidade do cilindro.

Vale lembrar que os amortecedores não interferem nas dimensões de montagem.

Considerando esses aspectos, é possível escolher o cilindro hidráulico ideal para a sua linha de produção, de acordo com a tarefa que será realizada e os materiais envolvidos.

Lembre-se de que esse planejamento é importante para garantir a eficiência do trabalho e evitar desperdícios.

Para adquirir um cilindro hidráulico de qualidade, de acordo com as necessidades do seu projeto, conte com a Hidrocromo! São mais de 30 anos de experiência com foco em desempenho.

Também podemos produzir peças sob medida. Venha conferir!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado